Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Chuck Close e o Foto-realismo

Vou falar de algo que olhando não parece grandes coisas. Sem ler este texto, se você olhar as obras a baixo, provavelmente dirá que são simples fotos. Mas se engana.São obras de um pintor norte americano chamado Chuck Close, conhecido pelo estilo de pintura classificado como HIPER-REALISMO.
Hiper-realismo é algo muito parecido com uma foto. O que traz de novo? Não sei dizer, mas é sempre impressionante você olhar e falar "Meu deus!É um desenho!". Além disso, o estilo de Close é um pouco diferenciado. Ele utiliza outras técnicas, que dão a impressão de ser uma foto trabalhada. Consegue fazer através de pontos, suas imagens incríveis (no sentido mais puro da palavra)como se fossem retículas coloridas e mais complexas.Tudo isso a mão.
Chuck Nasceu em Washington no ano de 1940 e frequentou a faculdade de Arte e Arquitetura em Yale.
Como muitos colegas pintores (digo, outros pintores de outras épocas), Close teve uma vida trágica, ficou paralítico em uma cadeira de rodas (por causa de um coágulo na coluna) e pintou muitos quadros com a boca. Depois de um tempo conseguiu recuperar o movimento dos braços.

Conheci um cara em Belo Horizonte que faz foto-realismo (hyper-realismo ...). Tem no máximo 25 anos. E desenha e pinta coisas inacreditáveis. Procurem por ele, seu nome é Hércules Versiani. Vou conversar com ele pra ver se coloco suas peças aqui.

Bem, a seguir uma referência desse estilo, as obras de Chuck Close
Auto-Retrato




Phil Spitbite
"Keith"

2 comentários:

  1. sao pinturas realmente maravilhosas, close sem duvida e um grande genio do hiper-realismo e uma referencia do movimento.

    ResponderExcluir
  2. Queria saber os materiais de suas obras

    ResponderExcluir