Giovanni da Fiesole, mais conhecido como Fra (Frei, Frade) Angélico foi um dos mais importantes (se não o mais) artistas da época de transição do período Gótico (late Gothic) para o Renascimento.
Nascido na Itália no ano de 1387, viveu por 88 anos (muito até para os padrões de hoje).
Em suas obras é possível identificar traços da transição de período, pois suas pinturas e artes traziam características do Gótico internacional, como os traços delicados e preciosistas, visando focar mais na definição do que na valorização das cores, agregados às características das pinturas do Renascimento, como a abordagem arquitetônica na pintura e a utilização mais desenvolvida da perspectiva e a distribuição dos elementos por esta. Sua principal técnica era a utilização de Tempera sobre tela , sendo que a utilização da tinta a óleo é menos frequente em suas primeiras obras.
Suas pinturas sempre retratavam ideais religiosos e passagens bíblicas e de certa forma, mesmo sendo reconhecido como um pintor da primeira Renascença, tentou "combater",através de sua arte, a onda humanista (que colocaria as feições e características humanas à frente da abordagem divina divinos) que tiraria a europa da Idade Média.
versão de " A Anunciação" (sua obra mais conhecida)
No início deste ano (2011), visitei o MASP (Museu de Arte de São Paulo). No acervo permanente do museu é possível conferir diversas obras de Fra (além de muitas e muitas obras de artistas magníficos de toda a história). Vale a visita, por que ver uma obra frente a frente é muito diferente do que imagens na internet, principalmente pra quem estuda ou se interessa por arte. Você consegue identificar as características do artistas, que, por vez, aprendemos só nos livros.
MASP - São Paulo - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário